Hi-NRG (High-Energy) é um gênero de música eletrônica que apareceu no Reino Unido em grande parte influenciado pela disco e pelo movimento pop da década de 1970 . O gênero possui maior tempo (incomum para disco) e, de forma simplista, sons eletrônicos que lembram o início do rock synth.

O gênero conheceu popularidade em torno de 1983-1985.

Em 1977, Donna Summer foi entrevistada sobre o seu single “I Feel Love”, que era em sua maioria sons eletrônicos, relativamente disco com ritmo acelerado, sem um componente funk forte. Na entrevista, ela disse: “esta música se tornou um sucesso porque tem uma vibe de alta energia”.  Após essa entrevista, a descrição “alta energia” estava cada vez mais aplicada ao alto ritmo da música disco, especialmente canções dominadas por timbres eletrônicos. O limiar de tempo de disco de alta energia foi de cerca de 130-140 BPM. Na década de 1980, o termo “alta energia” foi estilizada como “Hi-NRG”. Artistas como Shannon, Taylor Dayne, Freeez  e  Michael Sembello também foram rotulados como “Hi-NRG” quando vendidos nos Estados Unidos.

De 1979 a 1987, o High-Energy foi especialmente popular em cidades dos EUA , como Nova York e San Francisco. Em particular, o DJ e produtor Patrick Cowley ajudou a popularizar este tipo de música no clube A em San Francisco. Exemplos de cantores do início de 1980,  incluem Claudja Barry, Miquel Brown, Amanda Lear, France Joli, Sylvester, Divino, e The Weather Girls.

No mesmo período, uma forma de Hi-NRG tornou-se popular no Canadá e na Europa. Os grupos mais populares deste estilo são Trans-X e Lime.
Ian Levine, um dos DJs pioneiros Hi-NRG e produtores do Reino Unido, define Hi-NRG como “melódico dança, música simples que não é muito funky.”

 

TOP 10 HI-NRG (BY DJ ROBERTO PENNA)

 

1 – LIME – UNEXPECTED LOVERS

2 – MIQUEL BROWN – SO MANY MEN SO LITTLE TIME

3 – EVELYN THOMAS – HIGH ENERGY

4 – HAZELL DEAN – SEARCHIN´

5 – DONNA SUMMER – I FEEL LOVE

6 – THE FLIRTATIONS – EARTHQUAKE

7 – TRANS-X – LIVING ON VIDEO

8 – CHARADE – GOT TO GET TO YOU

9 – BANANARAMA – VENUS

10 – DEAD OR ALIVE – SPIN ME ROUND